segunda-feira, 27 de abril de 2015

Análise da coleção OCG Clash of Rebellions e Top 5 melhores cartas genéricas!


Confiram o que achei a respeito de Clash of Rebellions!


Galera, como dito em nossa página do Facebook, hoje trago uma análise um tanto quanto pessoal sobre essa nova coleção que foi lançada dia 25 de Abril (anteontem) no Japão. 

Bom, para inicio de minha analise, já digo que não gostei muito do que vi, penso que de todas as coleções da Serie 9, Clash of Rebellions foi a mais fraca de todas as que tivemos. Digo isso pelo fato de estar bem ligado com esse ambiente de transmitir informações e para as cartas que foram apresentadas, não existiu uma repercussão ao mesmo nível de outras como Duelist Alliance e The New Challengers que trouxeram cartas/temas um tanto quanto impactantes como foi o caso de Shaddoll, Satellarknight, Qliphort e até mesmo Yang Zing que gerou expectativas na época.

Na minha opinião, Clash of Rebellions supriu bastante a necessidade de trazer muitas coisas referentes ao anime Yu-Gi-Oh! ARC V, como os novos Magicians, Entermages, Raidraptors, Fluffals e etc, o que é muito legal para quem é fã da série, mas que não são muito relevantes em um cenário de competição. Pessoalmente eu não gosto nenhum pouco de grande parte dessas temáticas, acho que visualmente são infantis em grande maioria e que com certeza foram feitos para atrair o nicho de jogadores que curtem a animação, o que não é o meu caso. Arquétipos com limitações, muitos suportes, capazes sim de impor jogadas até que legais, porém não gosto e não acho Konami faz o certo em comportar muitas dessas cartas de uma vez só em uma coleção de uma série que consideramos como eixo/principal. Clash of Rebellions tem o foco em ser um grande "fan service", até mesmo Red-Eyes e Toon tiveram suportes, para a alegria de muitos jogadores.  

As novas temáticas, Aroma e Igknight/Dragoknight, fora do núcleo do Anime, também não me chamaram muito a atenção. Aroma possui belas artworks, mas as cartas são bem abaixo de outros arquétipos que estrearam na Serie 9, acho que falta muito suporte pra Aroma ser algo competitivo, se esse for o objetivo da Konami. Jasmine e as duas Traps são as únicas coisas que tem um efeito realmente bom e olhe lá. 

Já Igknight, são todos iguais, só muda Level, Scale, ATK/DEF e Nome, porque de resto nada, achei que ficou bem decepcionante. O efeito Pendulum de todos é igual. São tudo Normal Monsters, excluindo os Bosses, o que traz diversos suportes indiretos úteis, para a sorte dos Igknights. As artworks são ruins. O Atributo padrão é péssimo. O Tipo é outro fator que salva, pelos suportes. É claramente uma arquétipo para fazer os jogadores usarem que estavam paradas no tempo, não vou julgar isso como bom ou ruim, prefiro esperar pra ver o futuro desse arquétipo que acredito ter potencial, mas pra inicio simplesmente não me atraiu. 

Tivemos novamente mais uma coleção com poucas cartas genéricas realmente úteis, achei até que fácil determinar as Top 5 melhores cartas para se usar em diversos decks, então aqui vai elas:


TOP 5

Swaying Gaze

(Quick-Play Spell)

Efeito: Destroy as many cards in the Pendulum Zones as possible, then apply these effects and resolve in sequence, depending on the number of cards destroyed.
● 1 or more: Inflict 500 damage to your opponent.
● 2 or more: You can add 1 Pendulum Monster from your Deck to your hand.
● 3 or more: You can banish 1 card on the field.
●4: You can add 1 "Swaying Gaze" from your Deck to your hand.

Achei que essa carta é um tanto quanto interessante para quem vai jogar contra deck Pendulum, como também é boa para quem joga com essa mecânica. Por ser uma Quick-Play, considero uma boa ameaça para Qliphort, ainda mais se pensarmos em Mirror Match. Provavelmente terá interação com Igknight bem forte, porém ainda não sei a dimensão disso. Acredito que quanto mais cartas Pendulum foram surgindo formatos adiante, mais interessante essa carta possa vir a ser tornar. 


TOP 4

Scales of Judgment

(Normal Trap) 

Efeito: If your opponent controls more cards than the total number of cards in your hand and your side of the field: Draw cards equal to your current card deficit. You can only activate 1 "Scales of Judgment" per turn.

O "Deus" do Yu-Gi-Oh! esta de volta novamente, mas agora como Normal Trap que tem o objetivo de melhorar o desempenho de decks que gastam muitos recursos para conseguir certos objetivos. O efeito dessa carta lembra bem o Evilswarm Exciton Knight, e é por isso que devemos entender que usar seu efeito não é algo tão simples assim. Pensando em decks que gastam bastante recursos, acho que Six Samurai, Constellar, Evilswarm, X-Saber, Blackwing, Burn e etc possam ser esses decks que conseguem gastar cartas porque naturalmente fazem Synchro e Xyz com facilidade, ou então com a ativação sequencial de várias cartas, reduzindo assim seu número de cartas como consequência.

É uma carta que depende muito de circunstâncias, por isso será boa ou ruim. Se você sabe que seu oponente joga com um deck que cria muita vantagem, Scales pode ser uma resposta para não ficar muito atrás no jogo. Isso aqui seria espetacular na época do Dragon Ruler e Spellbook. Talvez possa ser bem legal contra Shaddoll, Satellarknight e etc, ainda mais agora com a inclusão dos Star Seraphs que criam vantagens enormes, mas ainda sim é  difícil tirar uma conclusão certa a respeito da real vantagem de Scales of Judgment.


TOP 3

Air Force

(Normal Trap)

Efeito: When an opponent's monster declares an attack: Return all Attack Position monsters your opponent controls to the hand.

Essa carta foi a que teve o maior hype da coleção pelo que eu pude ver. Air Force nada mais é do que uma fusão da Mirror Force com Compulsory Evacuation Device, de vez destruir todos os monstros em Ataque, ela retorna eles pra mão. Para muitos, isso pode ser sim um "absurdo", mas digo que não é pra tanto. 

Considero como semelhante a Mirror Force, tanto não é melhor, como também não é pior. Ambas as duas cartas dependem de como o formato estará designado. Não adianta nada eu usar Mirror Force em um formato onde os monstros ganham vantagens sendo destruídos ou onde eles sejam invulneráveis a destruição. A mesma coisa acontece com Air Force, na qual não é uma carta muito boa para se usar contra monstros que vão pra mão e logo voltam com facilidade novamente. Air Force cai muito bem um formato muito voltado ao Extra Deck, com Synchros, Xyzs e Fusions, ou contra monstros que gastam muitos recursos pra entrar no campo. 

Depende muito, mas Air Force é sim uma excelente carta, estamos precisando de mais cartas com naipe parecido com isso, o número de cartas armadilhas para se usar hoje em dia é bem baixo na minha opinião.   


TOP 2

Counterattacking "C"

(Insect/Effect - EARTH - Level 4 - ATK 1400/DEF 1400)

Efeito: During either player's turn, when your opponent activates a Spell Card that includes an effect that Special Summons a monster(s): You can Special Summon this card from your hand. If Summoned this way, while this card is face-up on the field, any card sent to the Graveyard is banished instead. If this card is sent from the field to the Graveyard: You can add 1 EARTH Insect-Type monster with 1500 or less ATK from your Deck to your hand, except "Counterattacking "C"".

Mais uma carta "C" com excelente efeito. Invocar um monstro que tem um efeito de banir as cartas que seriam enviadas para o Cemitério já é algo bastante complicado e forte, não é atoa que HERO é intenso especialmente por ter um monstro chamado Dark Law. Agora temos um mini Dark Law genérico para sidear contra Shaddoll, HERO (sim) e até mesmo contra Nekroz e Burning Abyss que irá ganhar um monstro Fusion, só ficamos na expectativa para sabe se o destino de Burning Abyss irá mudar um pouco para esse rumo. Eu acredito seriamente que os jogadores de Shaddoll não irão gostar nenhum um pouco dessa carta. 

Counterattacking "C" além de tudo é Level 4, o que permite ao jogador a possibilidade de Xyz e Synchro usando esse monstro, por ser EARTH dá até pra pensar em Naturia Beast e Barkion, dependendo do Deck. Pra melhorar mais ainda, Counter "C" (como vou chamar) quando é enviada do campo para o Cemitério (Synchro conta por causa do "If"), permite o jogador adicionar Maxx "C" ou Flying "C" pra mão, aumentando o leque de respostas ao seu oponente, o que é bem legal mesmo.  


TOP 1

Wrongful Arrest 

(Quick-Play Spell)

Efeito: Until the end of your next turn, neither player can add cards from their Deck to their hand except by drawing them.

A melhor carta genérica dessa coleção na minha opinião, é Wrongful Arrest, que basicamente é uma Mistake Quick-Spell. Parece pouco, mas vejo como "muito", pois essa carta cai como uma opção de Side Deck especificamente para aqueles decks que trabalham consideravelmente com uma boa engine de Searcher Cards. Se era complicado encaixar Mistake ou Thunder King Rai-Oh, agora teremos a opção de usar algo que tenha um perido limitado de efetividade, o que é muito bom. Essa carta é excelente contra Nekroz, Satellarknight, Qliphort e trocentos outros decks, preparem-se tenho certeza que essa carta aparecerá muito logo logo. 



Menção honrosa

Minerva, Lightsworn Saint

(Fairy/Xyz/Effect - LIGHT - Rank 4 - ATK 2000/DEF 800)

Efeito: 2 Level 4 monsters
You can detach 1 Xyz Material from this card; send the top 3 cards of your Deck to the Graveyard, then draw 1 card for each "Lightsworn" card sent to the Graveyard by this effect. If this card is destroyed by battle, or if this card in your possession is destroyed by an opponent's card effect: You can send the top 3 cards of your Deck to the Graveyard, then you can destroy cards on the field, up to the number of "Lightsworn" cards sent to the Graveyard by this effect. You can only use each effect of "Minerva, Lightsworn Saint" once per turn.

Carta bizarra! Quem diria que um dia Lightsworn ganharia um monstro Synchro e agora Xyz? Ambas cartas são excelentes. A Minerva Xyz acima de tudo é genérica, ajuda qualquer deck que precise de monstro no Cemitério, como é o caso do própria Lightsworn, Infernoid, Chaos (Dragon), Plant, Burning Abyss (se fosse possível) e etc. 

Dentro do arquétipo Lightsworn, Mnerva com certeza será algo indispensável e extremamente forte, não me surpreenderia se Lightsworn mudasse sua estratégia, focando mais em Xyz, só para conseguir invocar essa carta com facilidade. Só é uma pena que Minerva é exclusiva do OCG e provavelmente só chegará no TCG ano que vem numa World Superstar 2. Fica aqui a minha menção honrosa.


Bom pessoal, é isso ai, se fosse pra dar uma nota de 0 a 10, eu daria nota 4 pra essa coleção, achei fraca, o que me atraiu mesmo foi as cartas novas de Lightsworn, e achei que os suportes de Infernoid também foram excelentes a ponto dar uma grande motivação para que os jogadores usem o arquétipo. Minerva ajuda muito nisso também. Por falar em World Premier japonesas, também acho que não foram muito legais, as cartas de Lightsworn são boas, as de Geargia são razoáveis e o restante uma porcaria sem fim, penso que a da coleção anterior, Crossed Souls, foram muito superiores com o Cyber Dragon Infinity, novo monstro Atlantean, Field Spell Fire King e tal.

Vou lembra-los que a versão TCG a Clash of Rebellions possivelmente trará dois novo arquétipos no exclusivos do TCG para substituir Burning Abyss e U.A., e com certeza espero algo surpreendente. 

Bom, agora deixo para que vocês. Concordam com meu Top 5? Mudariam alguma coisa? Quais foram as cartas que mais te atraíram? Que nota dariam pra coleção? Digam o que acham.

Abraço a todos, obrigado e até a próxima. 
Felipe Leonel (Kaos)
Comentários Facebook
10 Comentários

10 comentários:

Alex disse...

Concordo com seu top 5. A carta que mais me chamou atençao foi wrongfull arrest, o cartinha que vai pegar no pe de nekroz. Nota 6 a essa nova coleçao

Unknown disse...

Eu curti essa coleção por reviver o red eyes \o/ tirando essas cartas que sairão para o deck curto poucas cartas,algumas citadas no texto e as geargias, pena que elas não virão tão cedo para cá :/

Anônimo disse...

caralho o cara leva um tempao pra resolver tirar as baratas da casa dele e quando resolve enfrentar eh contratacado

Anônimo disse...

CADE AS POSTAGENS

Alex Lima disse...

Muito bom o post e acho que VC deveria mencionar também os novos suportes que vem para raidraptors que na minha opinião vai dar um leve up no arquétipo.

Alex Lima disse...

Muito bom o post e acho que VC deveria mencionar também os novos suportes que vem para raidraptors que na minha opinião vai dar um leve up no arquétipo.

Anônimo disse...

Esse Site ja foi algo um dia!

pq desanimaram tanto nas postagens???

nem o nexus ta postando direito,ta tudo uma bosta!!!

tem algum site atual bom de yugi??

Firerockbird disse...

seria possível fazerem um artigo dizendo as cartas que mais amam e odeiam.

Blogger disse...

With RentalCars you can discover cheap car rental from over 49000 locations globally.

Fabricio disse...

Por favor alguem me ajuda, existe algum deck parecido com os superheavy-samurai? Que tenha o mesmo efeito de ser invocado sem ter cartas no cemiterio...

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo